Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Na Igreja tudo existe a partir da Páscoa

     O ano litúrgico como hoje o conhecemos pretende levar os católicos a celebrar sacramentalmente a pessoa de Jesus Cristo como "memória", "presença", "profecia". Na Igreja primitiva, o mistério, a celebração, a pregação, a vida cristã tiveram um único centro: a Páscoa - o culto da Igreja primitiva nasceu da Páscoa e para celebrar a Páscoa.

     No início da vida cristã encontra-se o Domingo como única festa, com a única denominação de "Dia do Senhor". Por influência das comunidades cristãs provenientes do judaísmo, surgiu depois um "grande Domingo", como celebração anual da Páscoa.


     A partir do séc. IV, com os decretos que garantiam a liberdade de culto aos cristãos, começaram-se a celebrar na Terra Santa os acontecimentos da Paixão e morte de Jesus Cristo, nos locais e às horas em que eram relatados nos Evangelhos. Nasceu assim a Semana Santa e os peregrinos estenderam este uso a todas as igrejas.


     A celebração do batismo na noite de Páscoa, já em uso no século III, e a disciplina penitencial com a reconciliação dos penitentes na manhã de Quinta-feira Santa, já no século V, fizeram nascer também o período preparatório da Páscoa, ou seja, a Quaresma, inspirada nos "quarenta dias bíblicos".


     A Semana Santa apresenta-se, neste contexto, como a Semana Maior do ano litúrgico. Graças à peregrina Egéria, que viveu no final do século IV, conhecemos os rituais que envolviam estas celebrações no princípio do Cristianismo. Ela descreve em seu livro "Itinerarium" a liturgia que se desenvolveu em Jerusalém, teatro das últimas horas de vida de Jesus, e compreende o intervalo de tempo que vai do Domingo de Ramos à Páscoa. Na Idade Média, esta semana era chamada a "semana dolorosa", porque a Paixão de Cristo era dramatizada pelo povo, pondo em destaque os aspectos do sofrimento e da compaixão.


     Atualmente, muitas igrejas locais dão ainda vida a essa tradição dramática, que se desenrola em procissões e representações da Paixão de Jesus.


Percurso celebrativo


     A celebração dos mistérios da Redenção, realizados por Jesus nos últimos dias da sua vida, começa pela sua entrada messiânica em Jerusalém. O Domingo de Ramos abriu solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da Paixão do Senhor. Duas celebrações marcam a Quinta-feira santa: a Missa Crismal e a Missa da Ceia do Senhor. Antigamente, na manhã deste dia celebrava-se o rito da reconciliação dos penitentes, a quem tinha sido imposto o cilício em quarta-feira de cinzas.
    
      Hoje, a manhã é preenchida pela Missa Crismal, que reúne em torno do Bispo o clero da Diocese e são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o Santo Óleo do Crisma. A origem da bênção dos óleos santos e do sagrado crisma é romana, embora o rito tenha marcas galicanas. Em conformidade com a tradição latina, a bênção do óleo dos doentes faz-se antes da conclusão da oração eucarística; a bênção do óleo dos catecúmenos e do crisma é dada depois da comunhão.
     
     Permite-se, todavia, por razões pastorais, cumprir todo o rito de bênção depois da liturgia da Palavra, conservando, porém, a ordem indicada no próprio rito. Com a Missa vespertina da Ceia do Senhor tem início o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. É comemorada a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem e o mandamento do Amor (o gesto do lava-pés).

      A simbologia do sacrifício é expressa pela separação dos dois elementos "o pão" e "o vinho". Esse evento do mistério de Jesus também se tornou manifesto no gesto do lava-pés. Depois do longo silêncio quaresmal, a liturgia canta o Glória. No final da Missa, o Santíssimo Sacramento é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares. Na Sexta-feira Santa não se celebra a missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor, com a adoração da cruz. O silêncio, o jejum e a oração marcam este dia. A celebração da tarde é uma espécie de drama em três actos: proclamação da Palavra de Deus, apresentação e adoração da cruz, comunhão. O Sábado Santo é dia alitúrgico: a Igreja debruça-se, no silêncio e na meditação, sobre o sepulcro do Senhor. A única celebração primitiva parece ter sido o jejum.

     A Vigília Pascal é a “mãe de todas as celebrações” da Igreja. Celebra-se a Ressurreição de Cristo, a Luz que ilumina o mundo, e para transmitir esse simbolismo deve ser celebrada não antes do anoitecer e terminada antes da aurora. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística. Ainda hoje continua a ser a noite por excelência do Batismo.


FELIZ PÁSCOA

Texto tirado do site: http://www.cancaonova.com.br/

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ORAÇÃO DO ESPIRITO SANTO

Todas vez que vamos fazer nossas orações, é importante que a gente peça a invocação do Espirito Santo para que fiquemos preparados para receber Jesus em nosso coração. É como se estivessemos limpando a casa para nosso ilustre visitante. Por isso resolvi deixar uma oração de Invocação do Espirito Santo que utilizo muito em minhas orações.

VEM ESPIRITO DIVINO
MANDA TUA LUZ LÁ DO CÉU

PAI AMOROSO DO POBRE
DOM ESPLENDIDO EM TEUS DONS
LUZ QUE PENETRAS AS ALMAS
FONTE DA MAIOR CONSOLAÇÃO

VEM DOCE HÓSPEDE DA ALMA
DESCANÇO DE NOSSO ESFORÇO
TRÉGUA NO DURO TRABALHO
BRISA NAS HORAS DE FOGO
GOZO QUE ENXUGA AS LÁGRIMAS E RECONFORTA NA DOR

ENTRA ATÉ O FUNDO DA ALMA DIVINA LUZ
E ENRIQUECE-NOS

OLHA PARA O VAZIO DO HOMEM
SE TU LHE FALTAS LÁ DENTRO

OLHA O PODER DO PECADO
QUANDO NÃO ENVIAS TEU SOPRO

REGA A TERRA NA SECA
CURA O CORAÇÃO ENFERMO
LAVA AS MANCHAS
INFUNDE CALOR DE VIDA NO GELO
DOMA O ESPIRITO INDÔMITO
GUIA QUEM PERDE O CAMINHO

DISTRIBUI TEUS SETE DONS CONFORME A FÉ DE TEUS SERVIDORES
POR TUA BONDADE E TUA GRAÇA
RECOMPENSA QUEM SE ESFORÇA
SALVA QUEM BUSCA SALVAR-SE
E DÁ-NOS TEU GOZO ETERNO

AMÉM!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nosso Blog

Que a paz esteja e permaneça com você.

Resolvi fazer este blog, com a aprovação dos membros da célula que faço parte, que é a Geração Radical com a Líder Mirella que é uma pessoa muito iluminada por Deus, em São José dos Campos.
Estou feliz de dar inicio a este espaço onde poderemos compartilhar com todas as pessoas as vivências que temos na célula e todas as mudanças, que através desses encontros, acontece em cada um de nós, e principalmente, as mudanças que cada um pode fazer fora de lá. Afinal de contas nosso trabalho de evangelização vai muito além dos nossos encontros semanais, e por isso é tão rico.

A célula é acolhedora e me sinto privilegiada por fazer parte deste movimento da Igreja que cresce a cada dia.

Neste blog colocaremos citações da biblia, artigos, testemunhos, orações e tudo o que possa levar informação espiritual para sua vida.

Que Deus ilumine seu caminho e guie seus passos.