Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2012


Como vencer o estresse?

Padre Luiz Fernando

Leitura: Salmo 37(36), 1-9
Salmo: Daniel 3, 52-56


1 – ALEGRE-SE NO SENHOR! “Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja”. (versículo 4)

O salmista começou este salmo orientando de forma clara que não devemos vivier indignados com o que as pessoas fazem a nossa volta, porque este tipo de preocupação traz problemas e grandes sofrimentos.

A tese de Deus para vencer o estresse é nos comprometermos com a sua vontade.

À medida que praticamos a vontade de Deus, com alegria, Deus acrescentará tudo que precisamos “Ele lhe dará o que o seu coração deseja”.

Quando Deus nos vê louvando o Seu nome em meio à luta, Ele age em nosso favor (veja Atos 16, 25-26).

2 – ENTREGUE SEU CAMINHO A DEUS! “Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará”. (versículo 5)

A vida se torna um fardo pesadíssimo se quisermos carregá-la com as nossas forças.

Precisamos entregar nas mãos de Deus nossos fardos de estresse.

Jesus convida os estressados a entregarem as suas cargas (preocupações, frustrações, cansaços e medos) a Ele se quiserem alívio: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”. (Mateus 11, 28). Jesus promete cura e alívio.

3 – APRENDA A ESPERAR EM DEUS. “Não se irrite por causa dos que vencem na vida, nem tenha inveja dos que conseguem realizar os seus planos de maldade. Tenha paciência, pois o SENHOR Deus cuidará disso”. (versículo 7)

Na vida, as coisas não acontecem na hora e do jeito que a gente quer, e isso tem provocado ações preciptadas na vida daqueles que não conhecem a ação de Deus.

A palavra de Deus orienta “Não invejes o que prospera em suas empresas”.

O profeta Elias se irritou (estressou) com o pecado do seu povo e entrou numa crise profunda, sendo salvo pelo toque milagroso do anjo do Senhor e pelo alimento que veio do Senhor (I Reis 19, 3-10). Isto aconteceu quando ele estava desanimado, mas dormia (descansava) debaixo de uma árvore.

Vença o estresse com a atitude certa, espere mudar as coisas! Descanse e espere, Ele virá ao teu socorro: “os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças”. (Isaías 40, 31)

Conclusão –  O estresse mata o ânimo; mata os sonhos; destrói a alegria; e rouba a paz, mas Graças a Deus que, no salmo 37, aprendemos que se nos alegramos no Senhor, entregamos tudo a Ele e esperamos Nele, Ele cuidará de tudo.

Faça a prova com Deus, praticando estes três princípios da Bíblia Sagrada, e Deus te dará uma vida de equilíbrio e paz!

PERGUNTAS
1) O que mais lhe causa estresse?
2) O que você aprendeu com a Palavra de Deus, em relação a uma vida equilibrada, sem estresse?

ESTUDO DA CÉLULA DO DIA 25 DE JULHO DE 2012


Fome e Sede de Felicidade

Padre Luiz Fernando

Leitura: Lucas 15, 1-3, 11-32
Salmo: 34 (33)


Introdução: Nós, seres humanos, possuímos um desejo ardente de felicidade. Este desejo se assemelha a nossa necessidade básica de água e alimentos. Tudo o que fazemos na vida: profissão, família, lazer e até mesmo religião, tem por objetivo saciar esta fome e sede. O evangelho desta semana apresenta a parábola (estória) do rapaz que queria ser feliz e se sentia frustrado com a vida que levava na casa de seu pai., Ele sai de casa, faz sua busca e no final chega a uma conclusão interessante, sobre o que, realmente é ser feliz. Pode ser que a estória do rapaz insatisfeito, seja a sua história de vida. Deus quer nos ensinar por meio da sua Palavra, como podemos alcançar a verdadeira felicidade. Vejamos:

1.    O anseio da felicidade nos foi dado por Deus: “Certo dia o mais moço disse ao pai: Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” – E o pai repartiu o bem entre os dois”. (versículo 12). O pai da parábola representa Deus, e o rapaz, todos nós. Deus deseja que sejamos felizes e para isso Ele nos criou. Ás vezes, pensamos que felicidade não existe ou que ela está reservada para nós somente no céu. Jesus disse: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”. (João 10, 10). Vida, na Bíblia, significa: paz, alegria, motivação, satisfação em viver, fraternidade, harmonia; enfim, felicidade. Deus tem a felicidade para nós como uma herança, como um dom preicioso “... o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”. (Romanos 6, 23). Portanto, querer ser feliz e buscar a felicidade é um instinto colocado em nós pelo Criador.

2.    A busca da felicidade nem sempre é realizada na direção certa: “Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha”. (versículo 13). O anseio pela felicidade, muitas vezes se confunde coma busca do prazer. A felicidade sempre traz prazer, mas o prazer nem sempre traz felicidade. Muitas pessoas se frustram mesmo tendo um bom trabalho, um ótimo salário, uma família bem estruturada, ainda assim não são felizes. Muitos tentam encontrar a felicidade se entregando a prazeres desenfreados,como o rapaz da parábola: orgias, baladas, vícios, diversão. Ás vezes, “entopem-se” de coisas materiais, mas intimamente não são felizes. 

3.    O resultado de uma ilusória busca de felicidade: “O rapaz já havia gastado tudo,quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade”. (versículo 14). Quando a felicidade é entendida ou buscada somente como prazer, o resultado é o desencanto, a frustração, a carência, a revolta e não raras vezes, a escravidão ao pecado e aos vícios. A felicidade é algo muito simples,mas a sua busca pode ser muito complicada e estressante.

4.    A comunhão com o Pai, a verdadeira felicidade: “Caindo em si, ele pensou: Quantos trabalhadores do meu pai tem comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu Pai...” (versículo 17-18).O jovem era feliz e não sabia! Enquanto ele estava com o Pai tinha tudo: “pão em abundância”. Santo Agostinho disse: “Nosso coração foi feito para Ti, ó Deus,e não repousará enquanto não encontrar a Ti”. A verdadeira felicidade não é ir tudo bem. Ter o coração tranquilo nas mãos do Pai que cuida de nós e nos enche de amor e paz. Só seremos verdadeiramente felizes. Quando entregarmos nossa vida a Jesus e entendermos que somos amados, acolhidos e cuidados pelas mãos do Pai.

Você já fez essa descoberta? Conseidera-se realmente feliz? Se você já encontrou Jesus, você é feliz e sua vida, apesar de tudo, é uma festa!

Conclusão – A felicidade existe: ela está plenamente em Deus! Nada, nem ninguém, pode preencher o nosso coração e matar nossa fome e sede de felicidade que é infinita, a não ser Deus, que é infinito.

PERGUNTAS
1) Você se considera feliz?
2) O que mudou em sua vida quando encontrou Jesus? Nele você encontrou felicidade?

sábado, 28 de julho de 2012

O anseio pela felicidade, muitas vezes se confunde coma busca do prazer. A felicidade sempre traz prazer, mas o prazer nem sempre traz felicidade. Muitas pessoas se frustram mesmo tendo um bom trabalho, um ótimo salário, uma família bem estruturada, ainda assim não são felizes. Muitos tentam encontrar a felicidade se entregando a prazeres desenfreados,como o rapaz da parábola de Lucas 15, 1-3. 11-32: orgias, baladas, vícios, diversão. Ás vezes, “entopem-se” de coisas materiais, mas intimamente não são felizes.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO 2013)

Ó Pai, ennviaste Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nele proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua Infinita misericórdia, para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
AMÉM!

terça-feira, 17 de julho de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DO DIA 17 DE JULHO DE 2012


Perseverando para vencer o desânimo

Padre Luiz Fernando

Leitura: Lucas 24, 13-21
Salmo: 63 (62)


Introdução: Há muitas pessoas que desanimam quando estão perto de alcançar o que tinham buscado. Sabe porque as vezes você desanima quando tudo parece pesado, difícil? Porque é nesse momento que você está mais próximo de alcançar o projeto de Deus.

O ataque vem intenso, pois quando você sobe no topo, você passou para outro nível, venceu mais um obstáculo e ali o diabo não consegue mais derrubá-lo, então ele lança nuvens para que você não veja o topo, ou aquilo que Deus disse que iria acontecer; para que você não veja seu casamento restaurado, suas finanças transformadas, as pessoas sendo ganhas para Jesus.

Os discípulossaíram do lugar onde Jesus foi crucificado, desistindodo projeto de Deus, dizendo que não daria mais. Aqui, alguns estavam voltando a Emaús.

Quem sabe você esteja pensando em voltar para trás em alguma área da sua vida! Não faça isso, fique firme porque a promessa é muito maior que a provação que você está atravessando! O que fazer para vencer?

1 – Perseverando na fé: Talvez você esteja nesse momento, em uma situação tão difícil que pense não ter mais jeito, mas o Senhor lhe diz: Espere o terceiro dia,virá a Ressurreição, a resposta. Mas muitos não perseveram, desistem no 1º, 2º, e alguns até no 3º dia, quando estão quase para receber a benção. Onde você tem colocado seus olhos? No problema ou naquele que resolve o problema.

Aqueles discípulos estavam lendo um “jornal” de sexta-feira que tinha como manchete “Jesus Cristo, o que se dizia o Filho de Deus, Salvador do mundo, o Messias, morreu”. Eles estavam lendo notícias velhas, já era domingo e eles estavam ainda na sexta-feira. Ás vezes, você está caminhando, olhando para trás,para as impossibilidades, e Deus lhe diz: - Pare, jogue fora este jornal, é velho, já existem notícias novas, Jesus venceu! Ressuscitou!

É isso que Jesus quer que você entenda: mesmo que a situação pareça morta, no 3º dia vem a Ressurreição do Senhor. Talvez esta situação na sua vida diga morte, mas o Senhor diz vida, na sua família, finanças e saúde.

2 – Não permitindo que o temor entre na sua vida: Hoje Deus está mudando a sua história, não permita que a notícia velha venha mudar a sua vida.

Toda notícia que Satanás, lhe traz, mesmo nomomento que ela chega, já é passada, porque já tem uma Palavra nova de Deus que é contrária áquela notícia, e vai mudar o rumo da sua vida, mas depende do “jornal” que você está lendo. A Palavra de Deus é um jornal diário, todo dia tem uma Palavra fresca de restauração de famílias, vidas sendo mudadas, tudo o que você precisa está Nela. Desligue o canal que está trazendo má notícia e medo para a sua vida, jogue fora o jornal de má notícias e abra a Palavra de Deus que traz ânimo e coragem.

Conclusão – Deus hoje vai te levar a um ânimo novo. Entrega-te completamente a Ele como seu Senhor e Salvador e vença os gigantes que se levantam para querer te desanimar!

PERGUNTAS
1) Você está se sentindo desanimado com alguma coisa?
2) Você crê nas boas notícias de Deus?