Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DE 29 DE OUTUBRO A 04 DE NOVEMBRO DE 2012


Esperar o Senhor com Alegria

Padre Luiz Fernando

Leitura: Isaías 35, 1-6; 10
Salmo: 146(145)

Introdução: Todos querem ser felizes. Se perguntarmos às pessoas qual a primeira ambição na vida, a maioria dirá: “Simplesmente quero ser feliz”. Ser feliz é assunto sério. Quero dizer, trabalhamos para isso. Temos a ideia de que devemos ser alegres o tempo todo: devo agir com alegria, devo conversar com alegria, devo ter cheiro de alegria. Certamente devo parecer feliz, e, se não sou feliz, devo fazer de conta. Coloque uma máscara, e lembre-se de que deve estar se divertindo muito.

            Parecer ser feliz o tempo todo gera estresse. Vejo uma porção de pessoas fingindo alegria em vez de vivê-la na realidade. O fato é que não recebemos uma “nota 10”, perfeita todos os dias. Nem tudo funciona de acordo com o que planejamos. Alguns dias são desastrosos. Sejamos honestos, é fácil ser feliz quando tudo dá certo. Mas e o resto da vida? Somos felizes apenas quando tudo dá certo? Nesse caso, você será infeliz a maior parte de sua vida. Como podemos permanecer positivos em um mundo negativo? Como podemos permanecer otimistas quando tudo está desmoronando? É aí que a alegria entra! O texto bíblico de hoje declara: “O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas; cheio de flores, o deserto cantará de alegria. Deus o tornará tão belo como os montes Líbanos, tão fértil como o monte Carmelo e o vale de Sarom. Todos verão a glória do SENHOR, verão a grandeza do nosso Deus.”(versículo 1-2). E, em Filipenses 4,4, Paulo nos lembra: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!.”

            A alegria é diferente, é mais profunda. A alegria é uma atitude, uma opção. Essa é a verdade bíblica destes textos. Você pode escolher, apesar das circunstâncias, alegrar-se. Quando optamos pela alegria, a vida será grandemente intensificada.

Mensagem: Como cristãos podemos ser as pessoas mais positivas do mundo. Por quê? A Palavra de Deus nos apresenta três motivos:

            1- Temos esperança: “Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se...” (versículo 4). Diz-se que uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança. Precisamos de esperança. Para o cristão, nenhuma situação é completamente desesperadora. Podemos nos alegrar porque nos alegramos na esperança. Em Romanos 12,12, Paulo nos lembra: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres”. Paulo está falando de nossa esperança em Cristo. A esperança que temos em Cristo é o primeiro motivo que podemos nos alegrar, mesmo nas situações difíceis: “...pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar... ”(versículo 4).

            2-Deus tem um propósito: “Aqueles a quem o SENHOR salvar voltarão para casa, voltarão cantando para Jerusalém e ali viverão felizes para sempre. A alegria e a felicidade os acompanharão, e não haverá mais tristeza nem choro”(versículo 10). A seguir, podemos nos alegrar por que Deus tem um propósito em cada situação. Romanos 5,3 diz: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência...”. A palavra grega traduzida aqui por “tribulação” significa sofrimento e se refere a qualquer coisa que nos pressione. Muitas pessoas têm a idéia errada de que, quando acabam os problemas, serão felizes. Alegria é aprender a desfrutar a vida apesar dos problemas. Não é ausência de sofrimento, mas a presença de Deus. Por isso, Paulo diz que nos regozijemos no sofrimento. Deus está sempre conosco e de tudo ele tira um bem para nós.

            3-Ele está conosco: “... pois o nosso Deus está aqui.” (versículo 4). Podemos nos alegrar, não importam as circunstâncias, porque Deus está sempre com aqueles que crêem Nele, onde quer que estejamos, ou seja, o que for que estejamos enfrentando. Como cristãos fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo. Tornamo-nos amigos de Deus, e essa amizade vai durar para sempre.

            Reserve alguns minutos agora mesmo para meditar em Isaías 43,2 “Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão”.

            Talvez você precise desse versículo esta semana. Ele está dizendo que se você crer, Deus está com você e nada pode fazê-lo submergir. Nada pode destruí-lo. O diabo não pode (ele não tem poder suficiente). Outras pessoas não podem, e Deus não vai fazê-lo. Nada pode fazê-lo submergir! Não importa o que você tenha de suportar na vida; você nunca passará por isso sozinho. Esse é o motivo para alegrar-se.

Conclusão: Os cristãos podem ser otimistas e positivos até mesmo em uma situação perturbadora e negativa, porque sabem que Deus tem um propósito para permitir aquela situação. Por isso, temos a esperança que Ele está conosco. Temos uma perspectiva que os não-cristãos não têm. E a nossa perspectiva sempre determina como reagimos diante dos acontecimentos que nos cercam.

Perguntas

      1)Você se considera uma pessoa alegre?

2) Você acredita que mesmo nas dificuldades pode ser alegre?

 

domingo, 21 de outubro de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DE 22 Á 28 DE OUTUBRO DE 2012


A Fé que funciona

Padre Luiz Fernando

Leitura: Salmo 40(39)
Salmo: I Crônicas 16, 8-36


Qual será a fé que verdadeiramente funciona?

1 – É aquela que está ligada à paciência.Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR! (versículo 1a).

Esperar não é algo fácil, exige determinação e convicção. No Reino espiritual a paciência será sempre prioridade para quem quer andar na fé.

Se quisermos alcançar algo de Deus, temos que aprender a esperar o momento de Deus, que não falha ou tarda, mas age na hora certa. Jó é uma testemunha fiel desta verdade. Jó 42,10b diz: “... o SENHOR fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes”. Deus vai transformar a sua vida, quando você aprender a esperar.

Veja os resultados da paciência no versículo 3: “ Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama.”

 2 – É aquela que deposita confiança integral no Senhor. Feliz aquele que confia em Deus, o SENHOR”. (versículo 5)

Confiar no próximo hoje em dia se tornou um desafio muito grande. O fato é que nós aprendemos a não confiar em ninguém e por isso, nutrimos em nosso interior uma dificuldade muito grande para confiarmos em Deus também.

Não adianta ficar correndo atrás de soluções rápidas ou procurando alternativas, sejam elas materiais ou espirituais, confiar no Senhor basta! “Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, são como o monte Sião...”. (Salmo 125,1)

3 – É aquela que leva a sério a prática da Palavra de Deus. Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração.(versículo 9)

 A fé que funciona não é a que vive em busca de sacrifícios malucos, irresponsáveis e nocivos à saúde, mas que obedece à Palavra de Deus com naturalidade (conforme versículo 7).Conhecimento e obediência a Palavra de Deus, alimenta a fé que obtém resultados.

4 – É aquela que reconhece as necessidades com humildade. Ó SENHOR Deus, salva-me! Ajuda-me agora.” (versículo 14). Ser humilde é uma condição exigida por Deus para se receber qualquer benefício. Declare, hoje, a Deus seus desejos e necessidades como fez o salmista. A humildade é o caminho mais curto para se chegar ao coração de Deus. Não pense que Deus precise de você ou eu, mas somos nós que precisamos de Deus. Humilhe-se, isto é, reconheça que tudo vem de Deus e espere Dele e você verá a chuva da bondade de Deus sobre a sua vida, casamento, vida profissional e financeira.

Conclusão: A fé não é um objeto que se compra, mas uma convicção paciente. É a confiança irrestrita em Deus, obediência à Palavra e humildade declarada. Faça a prova.

Perguntas

1)    Como a fé tem funcionado em sua vida?

2)    Qual elemento do estudo celular, que precisa ser acrescentado, para o aumento da fé em sua vida?

 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

ESTUDO DA CÉLULA - PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO


Chamados a servir

Padre Luiz Fernando

Salmo: 23 (22)
Leitura: Êxodo  3,1-8;13-15


INTRODUÇÃO: Quando um diamante é encontrado em seu estado bruto, ou cheio de impurezas, sujeiras coladas nele e que o tornam menos valioso, precisa passar por um processo chamado “lapidação” que consiste em retirar, através de instrumentos próprios, todas as suas sujeiras, tornando-o limpo e restaurando o valor que lhe é próprio. O objetivo deste processo é torná-lo comerciável. Aquele que deseja servir ao Senhor, também precisa ser trabalhado por Deus, mas antes deve receber um chamado para servir a Deus, a partir do chamado de Moisés, conforme as características do servo:

1-Pessoa ocupada: “Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro...” (versículo 1).

            O Senhor não chama pessoas desocupadas para servi-Lo, pois Deus precisa de pessoas que assumam responsabilidades. Isto nos leva a entender que quanto mais ocupada uma pessoa é , mais disponível se torna para o Senhor.

2-Tem um encontro com Deus: “Ali o Anjo do SENHOR apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro.” (versículo 2).

            O servo precisa conhecer o Senhor, pois somente a partir do encontro pessoal com Jesus, ele saberá a quem vai servir.

3-Atende imediatamente ao chamado: “Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: — Moisés! Moisés! — Estou aqui — respondeu Moisés”. (versículo 4).

            O servo atende ao Seu chamado imediatamente: “Eis me aqui!”  Assim respondeu Maria: “Eis aqui a serva do Senhor”. (Lucas 1,38). Após  reconhecermos a voz do Senhor que nos chama, não podemos deixar a resposta para amanhã. Deus espera de nós disponibilidade. Aquele que retarda a sua resposta ao Senhor, seja por medo, comodismo ou insegurança já não serve para Deus. Devemos agir como o apóstolo e evangelista Mateus: “ Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.” (Mateus 9,9).

4-Atitude de Servo: “Porém Moisés disse: — Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês...” (versículo 13).

            No Reino de Deus, servir é um princípio. Apenas aquele que aprende a servir, pode ser servido. Jesus foi o maior exemplo de um Servo, quanto mais assumirmos a nossa posição de servidores, maior e mais dignos de honra nos tornamos aos olhos do Senhor. Porém, no Reino de Deus, não se pode servir a outro sem amor. O amor deve levar o servo a servir a todos como ao Senhor. A evangelização “OIKÓS”, método evangelizador das células, começa criando ponte de amizade por meio do serviço, que cria ponte para o coração do evangelizado.

5-Possui uma nova visão de Deus e de sua obra: “Deus disse: — EU SOU QUEM SOU. E disse ainda: — Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês.” (versículo 14).

            Os israelitas mal conheciam a Deus, mas Deus diz que Ele é “EU SOU”. Em primeiro lugar, Ele é o libertador do povo. Ele é o Deus próximo, o Deus Pastor. Quando encontramos a Deus de verdade, nós O servimos de bom grado, pois O descobrimos como Deus “EU SOU AMOR”, portanto, o serviço a Deus passa a ser realizado como correspondência ao amor a Deus, e não como obrigação para evitar a “vingança de Deus”, que castiga àqueles que não O serve.     

 PERGUNTAS
1- Você se vê como um servo de Deus?
     2- Como você está servindo concretamente a Deus?