Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESTUDO DA CÉLULA Semana de Nossa Senhora Aparecida

ESTUDO DA CÉLULA – 12 de outubro de 2011

Sejam mutuamente hospitaleiros
Série: Uns aos Outros

Leitura
Gálatas, l Pedro 4, 7-9
Salmo 46 (45)

Introdução
Nos tempos do Apóstolo Pedro, os primeiros tempos da Igreja, muitos cristãos viajavam de um lugar para outro, evangelizando ou mesmo transportando donativos de uma Igreja para outra (Atos 11, 29-30; 20, 4). Além dos viajantes, havia os perseguidos, órfãos, viúvas, flagelados e refugiados. O Novo Testamento mostra que,dentro deste tipo de circunstância, o irmão era acolhido no lar de alguma família cristã e tratado como gente da casa. Embora as condições atuais sejam um pouco diferentes – existem hotéis, restaurantes e serviços públicos de assistência social – nós, como cristãos, precisamos oferecer hospitalidade uns aos outros.

Quando e como podemos ser hospitaleiros?
Somos mutuamente hospitaleiros quando abrimos os nossos lares as reuniões celulares e dentro do ambiente do pequeno grupo, oferecemos ajuda, consolo e solidariedade àqueles irmãos que apresentam necessidades.

Como podemos viver este mandamento?

  1. Os bens materiais que temos, nós os recebemos das mãos do Senhor. Devemos aplicá-lo, na medida do possível, no serviço a Ele. O Senhor manda que ofereçamos auxílio prático aos irmãos;
  2. Não devemos esperar que os outros nos procurem, mas devemos procurar as pessoas;
  3. Ao hospedar nosso irmão ou célula em casa, devemos oferecer o melhor que temos;
  4. Hospedar e servir bem os irmãos, não é somente para aqueles que têm o “dom da acolhida” ou é abastado, mas para todos nós. Às vezes, precisamos partilhar nossa pobreza e limitação, crendo que o Senhor suprirá nossas necessidades (ll Coríntios 8, 2-3);
  5. Hospedar quem precisa de nós é um ato feito pelo próprio Jesus: “Pois eu tive fome e vocês não me deram comida.... era estrangeiro e não me receberam na sua casa” (Mateus 25, 42-43, 45b)

Conclusão: A pratica da hospitalidade é um importante ministério dentro da Igreja. Multiplica as oportunidades dos irmãos se conhecerem e expressarem a comunhão de Cristo – por exemplo, abrindo o lar para o rodízio das reuniões da célula. Quando nos acolhemos mutuamente, a Igreja e as células são edificadas..

PERGUNTAS
1)      Você é uma pessoa hospitaleira?
2)      Você ofereceria (se é que já não ofereceu) sua casa para a reunião celular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário