Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

ESTUDO DA CÉLULA - 11 DE ABRIL DE 2012

Cristo Vive e nós vivemos Nele
Padre Luiz Fernando

Leitura: João 20, 1-9
Salmo: 118 (117)


Introdução: “Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo”. (v.1)

Nessas primeiras páginas do Evangelho do dia da Páscoa, podem-se perceber, tocar, quase respirar os sinais da vitória da morte.

Na terra tudo é silêncio, imobilidade, quietude, enquanto uma mulher sozinha e assustada se movimenta na escuridão da noite. Observemos, porém, o que acontece quando ela se depara com o túmulo vazio: a cena muda, como por encanto. Sacudidos, de repente, por uma explosão de vida, todos os personagens bíblicos estremecem do próprio torpo (sono e tristeza) e começam a se movimentar depressa: “Então foi correndo até o lugar onde estava Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava... Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa...” (vv.2-4). Tomando todos de surpresa no dia depois do sábado, a vida explode, com toda a sua força.

O dia amanhece e com ele vem a vitória de Cristo.

1 – A ressurreição do Senhor, a Sua “passagem” da morte para a vida é também a “passagem” dos fiéis, que a cada dia pela força de Cristo Ressuscitado vence as fraquezas do homem velho (o pecado e seus derivados: vícios, tristezas, medos, derrotas...), para a vida nova em Cristo. E esta ressurreição tem por resultado as mais profundas aspirações pelas coisas do céu: “Vocês foram ressuscitados com Cristo, portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus, pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra” (vv.1-2). A necessidade que todos temos de nos ocuparmos das coisas terrenas (bens, trabalho, estudo, carreira profissional...) não deve nos impedir de, como “ressuscitados em Cristo” que somos, termos o nosso coração voltado para as realidades eternas, únicas definitivas.

2 – Devemos vencer a tentação que temos em nos estabelecermos neste mundo como se este fosse a nossa única pátria. Esta é uma situação perigosa! Poderosa advertência é a ressurreição do Senhor: recorda a todos nós cristãos, que somos peregrinos, viajantes a caminho da pátria eterna que é Deus, o nosso céu. Ressuscitou Cristo para levar a todos Sua ressureição e conduzirnos aos céu onde Ele vive eternamente, até tornarnos participantes da sua glória.

3  Também em nossos dias há muito no mundo situações e lugares nos quais a morte domina soberana e o silêncio, celebra a Sua Vitória. O poder, a discriminação, as drogas, as injustiças, o comodismo e o egoísmo parecem, às vezes,esmagar as forças da vida e o ser humano encontra-se inerte diante do triunfo do mal.

Serão porém compatíveis com a fé que temos no Cristo ressuscitado, que também ressucitou com Cristo em nós o desânimo e o conformismo diante dos sinais da vitória da morte? Claro que não! Anunciar Cristo ressuscitado e ser Seu intrumento de vida é nosso dever, se é que estamos vivos com Ele e prontos a obedecê-lo: “Ide e fazêi discípulos” (Mateus 29-19)

PERGUNTAS
1) Você já experimentou a ressurreição de Cristo em sua vida? Está vivendo uma vida nova?
2) O que você e sua célula podem fazer para que a vida de Cristo ressuscitado chegue a todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário