Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DO DIA 16 DE MAIO DE 2012



O Espírito Santo e a Palavra

Padre Luiz Fernando

Leitura: Jo 14, 23-29
Salmo: 128 (127)


Introdução: Deus nos ama, isto é certo. Mas, será que nós O amamos? Amar a Deus não significa nutrir por Ele um sentimento de afeição, mas guardar a Sua Palavra: “A pessoa que me ama à minha mensagem...” (versículo 23a). Guardar a Palavra de Cristo,significa ouvi-la e obedecê-la. Quando alguém segue a palavra de Deus revela que crê e confia Nele. Para guardar a Palavra é preciso, em primeiro lugar, ter disposição para isso e, depois, a ajuda do Espírito Santo que “ensina” e “recorda” os ensinamentos de Jesus. O que significa ensinar? Será que Jesus já não ensinou tudo o que era preciso ensinar? Naturalmente que sim, porém, é preciso saber como aplicar a Palavra à nossa vida cotidiana. Exemplos: Como um casal cristão pode viver o seu matrimônio? Diante da violência reinante nos dias de hoje,não é certo querer a pena de morte? O que diz a palavra de Deus? A respeito do matrimônio, Jesus diz e o Espírito Santo nos ajuda a aplicar à vida: “O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”. (João 15, 12). O casal cristão, segundo o ensinamento de Cristo, não deve buscar seus próprios interesses, mas, o interesse do cônjuge, procurando fazê-lo feliz. A respeito da pena de morte diz: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, tambem perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês”. (Mateus 6, 14-15). Este texto nos ensina também a perdoar sempre.

Mas, apesar de sabermos disso, o Espírito Santo precisa nos ensinar interiormente como e quando fazê-lo. Quando ouvimos a voz do Espírito Santo, ele nos orienta e conduz. Jesus também falou que o Espírito nos recordará tudo o que Ele nos disse (versículo 26). Recordar é fazer lembrar algo, quando estamos esquecendo. Muitas vezes, sabemos o que diz a Palavra de Deus, mas diante de outras opiniões e atitudes, ficamos confusos a respeito do que é certo ou errado. O Espírito Santo nos conduz à verdade de Cristo: “Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer”. (João 16, 13).

Veja bem, o Espírito conduz à verdade de Jesus e não à “verdade” da maioria, da sociedade, dos políticos, dos “sábios” da televisão e revistas. Hoje se fala: “o aborto é uma questão de saúde”, “ a mulher é dona do seu próprio corpo”. Mas, quem ouve o Espírito Santo é levado a recordar as palavras de Jesus: “...mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”. (João 10, 10), ou até mesmo as palavras de Deus no Antigo Testamento: “Não matarás”. (Êxodo 20, 13). O Espírito Santo nos guia em grandes questões e também nas coisas corriqueiras de nossa vida. É preciso, porém, ter um contato diário e contínuo com a Palavra de Deus, para que o Espírito Santo, por meio dela nos ensine e recorde, pois Ele não pode me ajudar, se eu não conhecer a Palavra de Deus, pois Ele torna viva para nós as palavras de Jesus.

PERGUNTAS

1) Você tem o hábito de ler a Bíblia diariamente?
2) Alguma vez você foi ensinado(a) ou recordado a respeito da Palavra de Deus, em alguma situação da sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário