Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

ESTUDO DA CÉLULA - PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO


Chamados a servir

Padre Luiz Fernando

Salmo: 23 (22)
Leitura: Êxodo  3,1-8;13-15


INTRODUÇÃO: Quando um diamante é encontrado em seu estado bruto, ou cheio de impurezas, sujeiras coladas nele e que o tornam menos valioso, precisa passar por um processo chamado “lapidação” que consiste em retirar, através de instrumentos próprios, todas as suas sujeiras, tornando-o limpo e restaurando o valor que lhe é próprio. O objetivo deste processo é torná-lo comerciável. Aquele que deseja servir ao Senhor, também precisa ser trabalhado por Deus, mas antes deve receber um chamado para servir a Deus, a partir do chamado de Moisés, conforme as características do servo:

1-Pessoa ocupada: “Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro...” (versículo 1).

            O Senhor não chama pessoas desocupadas para servi-Lo, pois Deus precisa de pessoas que assumam responsabilidades. Isto nos leva a entender que quanto mais ocupada uma pessoa é , mais disponível se torna para o Senhor.

2-Tem um encontro com Deus: “Ali o Anjo do SENHOR apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro.” (versículo 2).

            O servo precisa conhecer o Senhor, pois somente a partir do encontro pessoal com Jesus, ele saberá a quem vai servir.

3-Atende imediatamente ao chamado: “Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: — Moisés! Moisés! — Estou aqui — respondeu Moisés”. (versículo 4).

            O servo atende ao Seu chamado imediatamente: “Eis me aqui!”  Assim respondeu Maria: “Eis aqui a serva do Senhor”. (Lucas 1,38). Após  reconhecermos a voz do Senhor que nos chama, não podemos deixar a resposta para amanhã. Deus espera de nós disponibilidade. Aquele que retarda a sua resposta ao Senhor, seja por medo, comodismo ou insegurança já não serve para Deus. Devemos agir como o apóstolo e evangelista Mateus: “ Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.” (Mateus 9,9).

4-Atitude de Servo: “Porém Moisés disse: — Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês...” (versículo 13).

            No Reino de Deus, servir é um princípio. Apenas aquele que aprende a servir, pode ser servido. Jesus foi o maior exemplo de um Servo, quanto mais assumirmos a nossa posição de servidores, maior e mais dignos de honra nos tornamos aos olhos do Senhor. Porém, no Reino de Deus, não se pode servir a outro sem amor. O amor deve levar o servo a servir a todos como ao Senhor. A evangelização “OIKÓS”, método evangelizador das células, começa criando ponte de amizade por meio do serviço, que cria ponte para o coração do evangelizado.

5-Possui uma nova visão de Deus e de sua obra: “Deus disse: — EU SOU QUEM SOU. E disse ainda: — Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês.” (versículo 14).

            Os israelitas mal conheciam a Deus, mas Deus diz que Ele é “EU SOU”. Em primeiro lugar, Ele é o libertador do povo. Ele é o Deus próximo, o Deus Pastor. Quando encontramos a Deus de verdade, nós O servimos de bom grado, pois O descobrimos como Deus “EU SOU AMOR”, portanto, o serviço a Deus passa a ser realizado como correspondência ao amor a Deus, e não como obrigação para evitar a “vingança de Deus”, que castiga àqueles que não O serve.     

 PERGUNTAS
1- Você se vê como um servo de Deus?
     2- Como você está servindo concretamente a Deus?   
                                                                                                                                                                                               

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário