Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

ESTUDO DA CÉLULA EM 06 DE JUNHO DE 2012


O Amor da Trindade

Padre Luiz Fernando

Leitura: Jo 16, 12-15
Salmo: 150


A leitura do Evangelho de hoje nos fala da Santíssima Trindade, não para nos propor um quebra-cabeça (de que maneira um pode ser igual a três?), mas para nos revelar o amor de Deus, para nos mostrar seu plano de Salvação. A Trindade do Amor, pois é isto que caracteriza a Trindade, o amor de uma pessoa para com a outra, é a carteira de identidade dos cristãos: no discípulo de Jesus deve estar refletida a face de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. A marca da Trindade pode ser identificada na comunidade cristã (paróquia), quando todos, mesmo os que se desgarram bastante, sintam-se bem aceitos, estimados, valorizados; quando as alegrias e tristezas sejam partilhadas, quando as diferenças não sejam eliminadas em nome da unidade, mas sejam consideradas um enriquecimento.

Nossas células, pequenas partes da Paróquia, devem revelar a vida comunitária que existe na Trindade. Assim como o Pai ama o Filho e o Espírito, e vice-versa, nós devemos nos amar de maneira concreta. Quando ouvimos alguem, aconselhamos um irmão(ã) dentro da célula, ou somente estamos com os outros, pois estar com alguém é uma grande prova de amor, veja por exemplo, a presença em um hospital ou velório: nós estamos amando. O amor não é sentimento mas ação: “Filhinhos, não amemos de palavra e com a boca, mas com obras e de verdade”. (I João 3, 18). Percebe-se o sinal da Trindade nas famílias, onde há diálogo, amor, colaboração. Percebe-se também o sinal da Trindade, onde o verdadeiro amor está presente. Nós, cristãos, não devemos ser conhecidos por nosso linguajar, símbolos, roupas e templo, mas pelo amor que concretamente demonstramos, este é o nosso maior testemunho e sinal de pertença a Deus, pois fomos batizados, isto é, mergulhados no amor de Deus (ver Romanos 5,5), fazemos constantemente o sinal da cruz invocando o Pai, o Filho e o Espirito Santo, para que o deus uno e trino, venha habitar em nós e por meio de sua força possamos amar verdadeiramente.

GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO.

PERGUNTAS
1) Como podemos mostrar nossa fé na Santíssima Trindade? (Lembre-se Deus é amor)
2) Você acha que como célula, precisamos amar mais? Como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário