Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

ESTUDO DA CÉLULA 13 DE JULHO DE 2011

Amem-se uns aos outros (Revisão)

Série: “Uns aos outros” – Ensino 1 (Revisão):  Amem-se uns aos outros
Salmo: 133 – Leitura: João 13,31-35

“Nisto todos reconhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). Inspirados no mandamento do amor que Jesus nos deixou, oferecemos para o estudo das células nessa semana uma vez mais o texto “Amem-se uns aos outros”, de modo que seja fonte de crescimento para todos, para que sejam cada vez mais sinal da presença do amor de Deus na sociedade.

À Igreja que se reúne nas casas, Graça e Paz!
Introdução: Pouco antes de ser preso, julgado e morto, Jesus passou uma última noite em companhia dos discípulos. Valeu-se da ocasião para instruir, consolar e preveni-los.
Sabendo que dispunha de pouco tempo para estar com eles e que, em breve, deixaria-os, Jesus contou aos discípulos alguns fatos básicos e mais importantes da vida cristã: a missão do Espírito Santo; a vida futura na casa do Pai; a missão a ser cumprida pelos discípulos; o conflito entre os discípulos e o mundo; o significado da Sua morte. Nessa morte, Ele deu a eles o Seu novo mandamento : “Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também os outros.” (João 13,34). Esta ordem do Mestre, refletida em quase todos os livros do Novo Testamento é fundamental à vida cristã, é a identidade dos discípulos: “Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.” (João 13,35).

Como podemos definir o amor?1 – Uma afeição interna, que se demonstra em comportamentos e ações de boa vontade; que procura contribuir unicamente para o bem da pessoa amada.
2 – Não é um sentimento, mas um ato de vontade: “Se eu quero amar, eu posso amar.”
3 – É algo prático: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro, nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” (I Coríntios 13,4-7). “Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.” (I João 3,18).
4 – É possível, pois temos em nós o amor de Deus para compartilharmos: “Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.” (Romanos 5,5).

Em meus passos o que Jesus faria?1 – Ajudar alguém nessa semana (espiritualmente ou materialmente);
2 – Visitar alguém;
3 – Orar por alguém que está em grande necessidade;
4 – Tratar bem as pessoas;
5 – Falar bem das pessoas;
6 – Procurar não perder a paciência com as pessoas, principalmente em casa e no trânsito;
7 – Quem for casado(a), reservar um dia nesta semana para conversar e curtir sua(seu) esposa (o);
8 – Pais, conversarem ou brincarem pelo menos uma hora com seu(sua) filho(a) nesta semana;
9 – Visitar, convidar para uma refeição ou telefonar para um membro da célula;
10 – Sugira, para sua célula, outros modos concretos de amar.
Conclusão: Façamos tudo para vivermos concretamente o amor. Não nos esqueçamos que queremos ser e viver como Jesus, que nos amou (e nos ama) até o fim (conforme João 13,1). Ore pedindo a graça de amar como Jesus amou.


Perguntas:
1) O que você entende praticamente como amor? Quais suas características? Segundo I Coríntios 13,4-7 como podemos praticar o amor?
2) Que testemunho de amor concreto, tenho para contar aos(as) irmãos(ãs) de célula? Estaria disposto (a) a testemunhar na celebração mensal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário