Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESTUDO DA CÉLULA 14 DE SETEMBRO DE 2011

Série Uns aos Outros
Ensino XlX

Tema: Aconselhem-se uns aos outros

Leitura: Romanos 15, 14
Colossenses 3, 16

Salmo: 92 (91)

Introdução
Pode acontecer que um cristão saia do caminho que decidiu trilhar e vire as costas para Deus e sua santíssima e perfeita vontade. Se isso acontecer pode ter certeza que o Senhor corrigirá com amor e firmeza (Hebreus 12, 7)

E por causa do grande valor que Ele dá ao relacionamento, muitas vezes o Senhor operará por meio de outro(s) irmão(s) para nos trazer de volta para Ele, por causa do grande amor que nos tem. É disto que a Bíblia fala quando diz que os cristãos devem aconselhar-se uns com os outros.

O que é aconselhar? É um ministério disciplinar, no qual um cristão chama a atenção de outro pelas suas atitudes ou práticas perigosas ou pecaminosas, ou suas obrigações não cumpridas. Ao mesmo, aquele que aconselha oferece instruções corretivas que ajudam e animam àquele irmão a se conformar com a vontade de Deus.

Como podemos viver este mandamento?

Ainda que aconselhar é advertir a respeito do erro, é uma ação de edificação. Se um cristão e/ou membro de célula está sendo levado pelo pecado a se distanciar do Senhor e dos irmãos, a coisa mais amorosa e edificante que um irmão pode fazer é adverti-lo. Jesus mostrou em Mateus 18, 15-17, o padrão a ser seguido. De acordo com este trecho, o aconselhamento sempre deve seguir a seguinte ordem crescente:

1-      Aquele que tomou conhecimento do pecado do outro adverte, sozinho e sem espalhar fofoca, ao irmão que pecou;
2-      Se o aconselhamento administrado por um só cristão não surte efeito, faz-se outra tentativa, envolvendo mais dois ou três irmãos ou irmãs;
3-      Se a advertência feita por essa equipe não der resultado positivo, o grupo todo (a célula) oferece seu aconselhamento ao faltoso.

São três níveis de advertência. Se a pessoa resolve manter-se rebelde e desobediente, depois que esses três níveis foram esgotados, a única opção bíblica é a exclusão do rebelde (Mateus 18, 17; l Coríntios 5, 11-13). Também uma célula rebelde (não quer se multiplicar, líderes rebeldes, não obedece as diretrizes do sistema celular, ninguém quer ser treinado como líder) deve ser excluída como célula da Paróquia Espírito Santo, pois é uma célula doente, que não pode contaminar as outras. Note bem: a única atitude totalmente incompatível com os privilégios de líderes e membros de célula é a rebeldia (l Samuel 15, 22-23).

Objetivos do aconselhamento

a)      Efetuar mudança na atitude e na conduta dos cristãos;
b)      Instrução por meio de palavras que procuram levá-lo a assumir a devida responsabilidade pelos seus problemas de acordo com a Palavra de Deus;
c)      O alvo do aconselhamento é o maior bem do aconselhado;
d)      O aconselhamento exige que nos envolvamos profundamente nas vidas uns dos outros. O lugar, por excelência, onde poderá acontecer isso é na célula ou grupo discipulado.

Qualificações de quem aconselha

a)      Conhecer a Palavra de Deus e a natureza humana (Romanos 15, 14; Colossenses 3, 16);
b)      Ser sábio na aplicação da Palavra à situações da vida (Colossenses 3, 16);
c)      Ser bondoso, ter boa vontade, querer ajudar (Romanos 15, 14).

Situações que pedem aconselhamento

a)      Cobiça de coisas más (l Coríntios 10, 6);
b)      Idolatria, apego a pessoas e coisas (l Coríntios 10,7);
c)      Imoralidade sexual (l Coríntios 10, 8);
d)      Falsas doutrinas (Atos 20, 29-31);
e)      Murmuração contra a vontade de Deus (l Coríntios 10,10);
f)        Negligência do dom espiritual (l Timóteo 4, 14).

Conclusão: O aconselhamento ajuda o cristão individualmente e a sua célula a se manter dentro do caminho que conduz à semelhança de Cristo. O aconselhamento ajuda o cristão a vencer o pecado e a negligência espiritual. Como resultado, o testemunho da célula diante do mundo aumenta a credibilidade e Cristo é glorificado.

PERGUNTAS
1)      Você tem coragem de advertir um(a) irmão(a) que esteja agindo mal, pelo bem dela e da célula?
2)      Como está a saúde de sua célula?

BOA REUNIÃO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário