Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ESTUDO DA CELULA - 21 DE SETEMBRO DE 2011


ESTUDO DA CÉLULA – 21 de setembro de 2011

Falem entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais
Série: Uns aos Outros

Leitura
Efésios 5, 18-20
Colossenses 3, 18
Salmo 16 (15)

Introdução
Falar ou cantar salmos, hinos e cânticos espirituais significa instruir, exortar e advertir dos irmãos (ãs) por meio dos salmos bíblicos e músicas de louvor.

A célula pode ser edificada, isto é, os irmãos (ãs) podem crescer por meio de cânticos. Portanto, cantar nas reuniões celulares não é para “encher” o tempo das mesmas, mas deixar o Espírito Santo falar por meio das músicas. O Antigo Testamento predizia que a vinda de Cristo iria resultar em cânticos novos (Isaías 42, 10); e já no primeiro capítulo de Lucas estes já começaram a aparecer:

- Lucas 1, 46-55: Cântico de Maria (“Magnificat”)
- Lucas 1, 68-79: Cântico de Zacarias (“Benedictus”)
- Lucas 2, 29-32: Cântico de Simeão (“Nunc Dimittis)

Atualmente é cada vez mais difundida a prática de se musicar versículos bíblicos, transformando a Bíblia em hinário. Tal costume é recomendado. Hoje, na Igreja Católica e em outras comunidades cristãs, pessoas tem sido inspiradas a compor músicas que abençoam e levam as pessoas a permitir a ação de Deus. A música é um dos melhores meios de evangelizar.

Como podemos viver este mandamento?

  1. O ensino, o encorajamento e o aconselhamento podem ser comunicados de modo eficaz por meio de letras e melodias;
  2. A música é um meio especialmente agradável de se louvar a adorar a Deus, e aos mesmo tempo de animar a fé dos irmãos;
  3. O fato de estarmos louvando juntos pode nos encher do Espírito Santo, e até ajudar a nos colocar sob o controle do Espírito (Efésios 5, 18-19);
  4. O coração agradecido a Deus naturalmente se põe a cantar (Efésios 5, 20, Colossenses 3, 16);
  5. Esses cânticos são principalmente, para honrar a Deus. O nosso próprio prazer musical fica em segundo plano (Colossenses 3, 17);
  6. Devemos preferir e valorizar a “música católica”, mas não devemos excluir “músicas não católicas”, desde que as letras combinem com as verdades da Palavra de Deus e não firam a doutrina católica. Toda boa música que abençoa e leva a abertura de Deus é inspirada pelo Espírito Santo e pode ser usada. Não estamos mais em tempos de richas religiosas, “bairrismos’ e de achar que Deus só se manifesta no “nosso quadrado”. Algumas músicas “não católicas” já fazem parte de nosso repertório musical: “Segura na mão de Deus; Glória, Glória Aleluia; Como são Belos...”

Conclusão: A letra da música, muitas vezes falam com maior impacto emocional com as mesmas palavras sem música. As qualidade líricas, rítmicas e harmoniosas combinam para tornar mais fácil gravarmos na memória as palavras musicadas do que as comuns. Cânticos baseados na Palavra de Deus nos ajudam a fazer com que habite, ricamente em nós, a Palavra de Cristo.

PERGUNTAS
1)    Sua célula valoriza a música como instrumento de Deus?
2)    Todos possuem as letras das músicas, para que possam participar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário