Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DO DIA 21 DE MARÇO DE 2012

Um Olhar para Cristo Crucificado
(IV Domingo da Quaresma)
Padre Luiz Fernando
Leitura: João 3,14-21
Salmo: 137 (136)

Introdução: A primeira parte do Evangelho deste ensino (vv.14-15) evoca um fato dramático, ocorrido ao povo de Israel durante a travessia no deserto. A viagem era difícil, faltavam alimentos e água, fazia um calor insuportável e mais, há um certo ponto, eis que surgiu uma nova dificuldade: as serpentes venenosas que mordiam e matavam muitas pessoas. Não sabendo mais o que fazer, Moisés dirigiu-se ao Senhor que lhe ordenou construir uma serpente de bronze e erguê-la num poste.
Os que eram picados não deveriam fazer outra coisa, senão olhar para aquela serpente erguida e salvarem suas vidas. (Numeros 21, 4-9). O fato é, antes de tudo, estranho e faz lembrar certas práticas idólatras da antiguidade.
Os rabinos explicavam que no deserto os israelitas não eram curados porque dirigiam seus olhares para a serpente, mas sim por erguerem o próprio coração para Deus. Era o Senhor que os salvara, não o objeto de bronze (Sabedoria 16,7). Jesus se refere a esse episódio e o interpreta como símbolo daquilo que está para acontecer. Ele também será levantado na cruz e todos aqueles que O contemplarem encontrarão a salvação para suas vidas. Como podemos entender as palavras de Jesus e aplicá-las a nossa vida e célula?
1.    Sabemos pelo Novo Testamento que Deus só pune o homem, deixando-lhe colher as consequencias do seu pecado, só depois de ter esgotado para eles os Supremos recursos de seu amor infinito. O apóstolo Paulo nos diz: “Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela Graça de Deus vocês são salvos”. (Efésios 2, 4-5). Eis o gesto extremo do amor misericordioso de Deus: em vez de punir, no homem ingrato e reincidente, os pecados, puniu-os em Seu filho Jesus. A salvação é um presente que recebemos sem merecimento nosso, é uma dádiva (ver Efésios 2, 5-8). O presente é nosso e já há dois milênios esse dom foi dado a toda a humanidade! Para dele se beneficiar o ser humano só pode fazer uma coisa: olhar para Cristo com fé na cruz, aceitando serpor Ele salvo e aderindo ao seu Evangelho. Quem rejeita Cristo Redentor, quem O recusa exclui a si mesmo da salvação e o juízo final de Deus só fará ratificar sua escolha. É bom entender: Deus salva, é o homem que ao recusar a Cristo e Sua salvação se condena. Nunca faremos demais em agradecer a Deus pelo Seu grande amor!
2.    Olhar para Jesus “levantado” também quer dizer – ensina-nos o evangelho de hoje – “acreditar Nele” (versículo 15). Isto é, aceitar com fé a mensagem que Ele, do alto da cruz, dirige a todos os homens. Com o Seu supremo gesto de amor Ele declara que a única maneira de achar sentido para a própria vida é a de doá-la por amor, como Ele fez. Crer não quer dizer pronunciar com os lábios as fórmulas do credo, mas identificar a própria vida com a de Cristo, isto é, vivê-la a serviço dos irmãos. Viver como alguém que foi pela fé, salvo por Cristo, vivendo a Sua Palavra. Quando entre nós Cristãos e membros da célula, temos a coragem de olhar para o gesto de entrega de Jesus na cruz e fazermos o mesmo. Evangelizar, liderar célula, discipular alguém, doar o próprio tempo aceitando as dificuldades de servir é identificar-se com Cristo na cruz, é olhar para Ele e ser curado de toda falta de amor, que é o veneno de Satanás na nossa vida.
PERGUNTAS
1) Você já aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador?  Você é salvo(a)?
2) Você está disposto(a) a doar sua vida, como fez Jesus por todos e principalmente para os irmãos e irmãs de célula?


Nenhum comentário:

Postar um comentário