Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESTUDO DA CÉLULA DO DIA 25 DE JULHO DE 2012


Fome e Sede de Felicidade

Padre Luiz Fernando

Leitura: Lucas 15, 1-3, 11-32
Salmo: 34 (33)


Introdução: Nós, seres humanos, possuímos um desejo ardente de felicidade. Este desejo se assemelha a nossa necessidade básica de água e alimentos. Tudo o que fazemos na vida: profissão, família, lazer e até mesmo religião, tem por objetivo saciar esta fome e sede. O evangelho desta semana apresenta a parábola (estória) do rapaz que queria ser feliz e se sentia frustrado com a vida que levava na casa de seu pai., Ele sai de casa, faz sua busca e no final chega a uma conclusão interessante, sobre o que, realmente é ser feliz. Pode ser que a estória do rapaz insatisfeito, seja a sua história de vida. Deus quer nos ensinar por meio da sua Palavra, como podemos alcançar a verdadeira felicidade. Vejamos:

1.    O anseio da felicidade nos foi dado por Deus: “Certo dia o mais moço disse ao pai: Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” – E o pai repartiu o bem entre os dois”. (versículo 12). O pai da parábola representa Deus, e o rapaz, todos nós. Deus deseja que sejamos felizes e para isso Ele nos criou. Ás vezes, pensamos que felicidade não existe ou que ela está reservada para nós somente no céu. Jesus disse: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa”. (João 10, 10). Vida, na Bíblia, significa: paz, alegria, motivação, satisfação em viver, fraternidade, harmonia; enfim, felicidade. Deus tem a felicidade para nós como uma herança, como um dom preicioso “... o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor”. (Romanos 6, 23). Portanto, querer ser feliz e buscar a felicidade é um instinto colocado em nós pelo Criador.

2.    A busca da felicidade nem sempre é realizada na direção certa: “Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha”. (versículo 13). O anseio pela felicidade, muitas vezes se confunde coma busca do prazer. A felicidade sempre traz prazer, mas o prazer nem sempre traz felicidade. Muitas pessoas se frustram mesmo tendo um bom trabalho, um ótimo salário, uma família bem estruturada, ainda assim não são felizes. Muitos tentam encontrar a felicidade se entregando a prazeres desenfreados,como o rapaz da parábola: orgias, baladas, vícios, diversão. Ás vezes, “entopem-se” de coisas materiais, mas intimamente não são felizes. 

3.    O resultado de uma ilusória busca de felicidade: “O rapaz já havia gastado tudo,quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade”. (versículo 14). Quando a felicidade é entendida ou buscada somente como prazer, o resultado é o desencanto, a frustração, a carência, a revolta e não raras vezes, a escravidão ao pecado e aos vícios. A felicidade é algo muito simples,mas a sua busca pode ser muito complicada e estressante.

4.    A comunhão com o Pai, a verdadeira felicidade: “Caindo em si, ele pensou: Quantos trabalhadores do meu pai tem comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu Pai...” (versículo 17-18).O jovem era feliz e não sabia! Enquanto ele estava com o Pai tinha tudo: “pão em abundância”. Santo Agostinho disse: “Nosso coração foi feito para Ti, ó Deus,e não repousará enquanto não encontrar a Ti”. A verdadeira felicidade não é ir tudo bem. Ter o coração tranquilo nas mãos do Pai que cuida de nós e nos enche de amor e paz. Só seremos verdadeiramente felizes. Quando entregarmos nossa vida a Jesus e entendermos que somos amados, acolhidos e cuidados pelas mãos do Pai.

Você já fez essa descoberta? Conseidera-se realmente feliz? Se você já encontrou Jesus, você é feliz e sua vida, apesar de tudo, é uma festa!

Conclusão – A felicidade existe: ela está plenamente em Deus! Nada, nem ninguém, pode preencher o nosso coração e matar nossa fome e sede de felicidade que é infinita, a não ser Deus, que é infinito.

PERGUNTAS
1) Você se considera feliz?
2) O que mudou em sua vida quando encontrou Jesus? Nele você encontrou felicidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário