Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Estudo da Célula - 29 de fevereiro

No Deserto com Jesus

Padre Luis Fernando

Leitura: Marcos 1, 12 - 15
Salmo: 25 (24)

Introdução

“Cheio do Espírito Santo voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante 40 dias” (Lucas 4, 1-2a).

Nós também queremos que o Espírito Santo nos conduza ao deserto! Na tradição bíblica e também nos primeiros séculos da Igreja, o deserto é considerado um lugar especial de encontro com Deus. “Por isso o atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração”. (Oséias 2, 16). Ir ao deserto com Jesus durante esse tempo, ou outro tempo que você mesmo eleger (não necessariamente a quaresma), é colocar-se no firme propósito de ter um encontro com Deus e com a nossa própria verdade e fazer escolhas. Vejamos algumas coisas importantes do texto bíblico de hoje:

1 Parace estranho, mas é o Espírito Santo que leva Jesus ao deserto, para ser tentado. Parece que o Espírito Santo “jogou Jesus na fogueira”, pois tentar para nós significa “incitar uma pessoa a praticar o mal”. Há, no entanto, tentações na vida que não são instigações para o mal, mas oportunidades (até mesmo para a pessoa mais santa) de fazer escolhas e se transformam em ocasiões favoráveis para fortalecer a fé. Quem quer crescer, se aperfeiçoar, purificar-se, revigorar a própria adesão a Deus não pode ser poupado dessas provas. Conclusão: a tentação é essencial para ser discípulo de Jesus.

2 Onde se desenvolveu esta batalha de Jesus e que duração teve? O lugar foi o deserto e durou 40 dias. Quarenta significa “uma vida toda”. A batalha de Jesus para escolher o certo, o que agrada a Deus durou toda a vida. Assim acontece conosco, enquanto estivermos vivos seremos levados ao deserto (oportunidade de escolher) todos os dias e em todas, ou quase todas, as situações. É muito animador para nós, sobretudo quando temos que enfrentar situações particularmente difíceis, lembrar que também Jesus passou por essas provas (conforme Hebreus 4, 15; 2, 18) e venceu!

3 A segunda parte do Evangelho deste dia, versículos 14 – 15, nos relata, em síntese toda a pregação de Jesus: “Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no Evangelho”. É um convite dirigido a todos nós no começo da Quaresma; Cristo não deixa dúvidas na condição para segui-lo, só há um caminho para o homem: Converter-se!

Conversão é dizer não ao caminho habitual do pecado e da vida  sem sentido e tomar outra direção: a orientação do Evangelho. Cada um de nós estará pronto, nossa célula estará pronta a crer no Evangelho. A cortar o que ficou para trás a levar a sério a aliança com Deus, a viver segundo a “reta consciência”, a escolher o bem ao mal, a deixar-se conduzir pelo Espírito aonde ele o quiser e a percorrer o caminho de Cristo, rumo a sua páscoa, com plena disponibilidade para servir aos irmãos, sinal de uma autêntica conversão.

Conclusão: Esse nosso tempo é um dilúvio, salvam-se os que, como Noé, não estão satisfeitos consigo mesmos, enquanto não estiverem vivendo a Palavra de Deus!

PERGUNTAS

1)    Você tem vivido desertos em sua vida (momentos proporcionados por Deus) para fazer escolhas? Você poderia partilhar algum deserto?

2)    A cnversão e a fé são realidades em sua vida?




Nenhum comentário:

Postar um comentário